Um novo tipo de reabilitação vem transformando vidas dentro da Penitenciária de Itajaí, em Santa Catarina. Lá, detentos do regime semiaberto participam do projeto “ReabilitaCÃO” e cuidam de cachorros vítimas de maus-tratos. Os cães resgatados ganham carinho, tratamento e uma nova chance, enquanto os internos aprendem a lidar com emoções, responsabilidades e, principalmente, com a empatia.
A proposta foi criada com o apoio do Poder Judiciário Estadual e da Justiça Federal e funciona em uma área especial dentro do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.
O projeto oferece formação técnica e afetiva. Os participantes fizeram um curso de auxiliar de veterinário, com técnicas de banho e tosa, e hoje colocam tudo em prática com os cães, enquanto se reconstroem emocionalmente.
O ReabilitaCÃO foi criado em 2020 e se tornou uma ponte entre duas vidas que precisam de cuidado. De um lado, animais resgatados de situações de negligência e maus-tratos; do outro, pessoas privadas de liberdade, que também carregam histórias de dor e arrependimento.
Uma iniciativa muito bacana e importantíssima!! De um lado, os cães recuperados, são preparados para adoção e por outro, os internos recebem uma nova perspectiva de vida.