Todas as noites, voluntários acompanham a travessia de patinhos pelas ruas, de uma cidade da Inglaterra, até um estacionamento onde decidiram dormir, longe do rio onde vivem durante o dia.
O trajeto começa sempre por volta das 20h30. São aproximadamente 20 aves que deixam o rio e seguem, em fila organizada, até o centro da cidade, em um estacionamento na praça do mercado, onde dormem até as 4h30 da manhã seguinte, quando retornam ao habitat natural.
A missão diária começou porque, no passado, quatro patinhos foram atropelados ao atravessar a rua. Desde então, um grupo de 15 voluntários se reveza em turnos para garantir que a travessia noturna aconteça sem riscos — e a história tem encantado a cidade inteira.
Os passeios noturnos dos patos costumam acontecer entre junho e dezembro. Para os voluntários, o comportamento dos patos pode estar relacionado à presença de predadores no rio, como roedores, gatos ou até um vison (pequeno mamífero selvagem). Ainda assim, ninguém sabe ao certo o motivo dessa escolha.